24.11.06

Duda Bandit na tarde dos pandas

I
"descobri que é muito perigoso aplicar à conduta idéias literárias"
(adolfo bioy casares)

Eu abro a guarda ainda... depois de tanta porrada eu ainda abro. A gente sente falta desse gosto de sangue, fica mordendo a mucosa da boca para sentir o sabor de carne viva... autofagia, o canibalismo possível.


Mas ela não quis me bater... db, o vira-latas da estepe, pensou que não ia ligar, hoje não ligo... Há muito deixei de considerar opiniões desfavoráveis à minha pessoa, quem tem ego apaixonado tem passe livre... dizem que sou um machista convicto, mas sou um machistazinho adorável... abro portas, mando flores, canto Nelson Gonçalves no ouvidinho... e adoro pagar contas, porra, qual o problema nisso tudo? O que me salva é meu orgulho peculiar, regionalizado. De onde venho, coronelismo tardio, as pessoas negociavam olhando pra baixo e não assinavam papel, os vícios eram sanados na bala... esse olhar pra baixo é que é foda, desde já aviso: orgulho é olhar pra baixo e calcular o tamanho da queda.

Ela lia meus textos, mandava e-mails desancando o meu machismo e elogiando a minha vitalidade e impulsividade... eu ficava todo prosa. Pegou meu msn e duas tecladas depois nos encontramos em um bar estranho de Jardim da Penha, juro que sempre passei por aquela rua e não tinha reparado nele. Voltei depois, inúmeras vezes, na esperança sempre frustrada de encontrá-la.

A gente falava sobre o mundo, as coisas, literatura, trabalho. Quando o papo caminhava em direção a nós mesmos tudo ficava subtendido nas entrelinhas. Até hoje nem imagino onde ela morava ou que veio fazer na minha vida. Pelo jeito de escrever, econômico, mas usando palavras amplificadas, eu deduzi que se tratava de uma escritora, possivelmente poeta (eles se entregam fácil). E era mesmo. Como ninguém bate ponto fazendo poesia, Wanusa era free-lance de várias ONGs nas quais ela militava ou era simpatizante, dúzias de organizações ecológicas ou feministas pelo planeta. A idade eu chutei pela aparência e pela bagagem cultural, entre 27 e 30 anos. Usava óculos de aros grossos e pouco baton. Sempre começava um papo como se fosse abrir um seminário importante para tratar de estratégias para proteção dos pandas da China, bicho enigmático em sua vida. Coisa mais sem graça, eu pensava, proteger um bicho que vai sumir do planeta por falta de apetite sexual. Mandar uns coelhinhos pra lá em um programa de intercambio com os ursos me pareceu um caminho viável. Ela riu, nesse dia riu.

Era vegetariana e no nosso último encontro passou a criticar meu apetite por carne. Eu disse que um leão não teria remorsos em me devorar num almoço de domingo. Ela falou de necessidade, cadeia alimentar, crueldade, ausência de maldade, etc... Eu disse que concordava em parte, crueldade existia sempre, a única diferença é o sarcasmo, pois a gente mata o bicho e depois desenha a espécie feliz na embalagem sugerindo o consumo... os olhinhos castanhos dela sorriram, acho que maquinaram um novo postulado para a causa dos carnívoros éticos.

Mas nem tudo eram questões ambientais e feministas. Logo no primeiro encontro o vestidinho mal intencionado, relativamente curto, justo na cintura, largo e esvoaçante nas coxas. Um laço prendia as alças no pescoço, era só puxar uma das pontas... e vi que ela estava desconfortável, que aquilo não era o tipo de roupa que costumava usar. Uma concessão em nome do Bandit? Adorei. Juro que pensei até em armação, tenho cultivado inimizades no meio acadêmico, na galera GLS e no mundo feminista. A possibilidade de trote não era paranóia. Essa galera usa métodos da máfia chinesa aperfeiçoados pela camorra. Ficou até mais excitante depois disso, sentia-me um cara digno da cama de Mata Hari... um privilegiado, eu era singular, filho dileto do outono: Wanusa, um presente da estação, me olhava com óculos de aros grossos e coxas morenas.

Revelei Wanusa como se despetalasse uma rosa... mas primeiro suprimi os espinhos, humanizei-me em direção a uma paz que só eu podia me dar, embora lançasse mão de amenidades presentes em seu sorriso, seu caráter e o som de suas palavras... penso que quase entrei em transe escutando ela falar sobre os guaxinins e seus hábitos extravagantes, nas misteriosas árvores que crescem na Amazônia e no woman power, um mundo sendo harmonizado pela feminilização das relações...

Mas quando entro em transe um olho fica aberto, concordava com tudo me utilizando de um sorriso tolerante que só eu sei fazer, elogiei os guaxinins e seus hábitos de higiene, citei uma árvore amazônica que ela até então desconhecia, e falei de Heliogabalo, o anarquista coroado que pirou os romanos colocando mulheres no senado, versão de Antonin Artaud.

Wanusa iluminou-se em um sorriso aprendido na lide com religiões orientais. Descobriu, enfim, um coração batendo no peito de Duda Bandit... eu não estava pra brincadeira aquele dia mesmo, se fosse preciso eu diria até que distribuía rosas no trabalho em oito de março – as flores acompanhadas de um pequeno panfleto de minha autoria explicando a origem da heróica data.

A tarde no motel foi especial, eu quis fazer com carinho, devagar... ela, apesar de preferir as trepadas selvagens (fazia sentido), topou e sincronizamos nossos corpos como se transássemos em um imenso bote king size solto no mar calmo... o ar preguiçoso passeando pelas narinas e se misturando aos gemidos e som da música mais psicodélica dos mutantes.

Pensei de repente no que minha vida poderia ter sido... no que poderia ser. É fácil apagar um passado, reescrever. Os historiadores fazem isso o tempo todo, cada fato é recontado em cada tempo, de acordo com interesses próprios de quem reconta nessa época... e eu? Por que não poderia também reinventar um passado?

Mas não ia reescrever nada nesse dia, trouxe minha mente de volta ao corpo usado por e para Wanusa, deixei de lado meu passadozinho imbecil e irrisório. Eu estava me divertindo e isso é tão raro que tenho que ir até o fim, preciso gastar todas as possibilidades de bem estar, quiçá felicidade. A entressafra desta cultura é longa e cheia de intempéries.


II


Wanusa sumiu uma semana. Eu não tinha seu telefone e por isso mandava e-mails que foram cruelmente ignorados. Ligou uma tarde, perguntou se eu queria vê-la... pode ser, respondi abafando na garganta algo como: só se for agora, mina. O mesmo bar em Jardim da Penha. Saímos depois, mas eu já não conseguia fingir tanto interesse na pesca predatória de baleias, numa associação para gatos desamparados e uma exposição fotográfica sobre a mulher trabalhadora...

Wanusa percebeu isso, mas ignorou as possibilidades de meu querer, não vislumbrou o infinito de meu desejo. Deu vontade de queimar meu escritos, livrar-me dos preconceitinhos babacas, enfim, tava disposto a sugar um espírito de barata, não ser nem contra nem a favor de nada, fugir de tudo quanto é tipo de polêmica, seria capaz, talvez, de me assassinar para tê-la em meus braços. Eu estava dando silêncio e amor em troca de sua alma e corpo. O sexo foi bom nesse dia, aconteceu em minha cama. Levei Wanusa para meu mundo. Um erro.


III


Na terceira vez em que nos encontramos fizemos um sexo lascado, ruim... falamos (ela falava) depois sobre os direitos das mulheres na China, me recomendou o novo livro de Anchee Min. Disse também que ia receber o Tao. China, não é lá que vivem os Pandas? Foi tudo que perguntei.

Dormimos e amanheci deitado de lado, sentindo um rosto macio e cabelos colados em minhas costas... evitei até respirar para não perder essa ternura. Devo ter ficado muito tempo assim, minha cabeça deu muitas voltas em torno de coisas que não consigo esquecer... estava sereno apesar das lembranças, contei nos dedos as mulheres que me trouxeram esta serenidade e precisei de menos de uma mão nessa matemática insensata. Adormeci de novo e Wanusa foi embora, sem me acordar. Interfonei pro porteiro, um pouco pra saber que horas ela desceu, um pouco, quem sabe, pra ter certeza de sua existência... o aroma de mulher amanhecida, os vestígios de sexo na cama, a glande em leve ardência e até os encontros anteriores podiam ser produtos do devaneio de qualquer esquizofrênico de primeiro grau, um louco estagiário... bom, uma ligação para a portaria também.


IV


Na última vez foi isso que já falei, ela criticou meu apetite por carne. Estávamos no meu apartamento e ela começou a ler os títulos dos livros na estante, parou, retirou o Mulheres, de Bukowski, folheou e guardou; abriu um François Truffaut, O homem que amava mulheres, versão em livro do filme. Pegou um Shopenhauer, A vontade de amar, caiu justo onde o velho dizia que “a injustiça é o defeito capital da mulher”. Aí foi demais... Perguntou que graça eu via naqueles livros (?). A mesma que vejo em um bife mal passado, respondi.

Machista, ela atacou. Concordei, mas destaquei que eu era um machistazinho adorável, tentei abraçar, agarrei sua cintura, mas ela me repeliu e negou... negava, não, eu não era um machistazinho adorável, era só machista... Tentei perverter o conceito, desanquei a trajetória de Louise Michel na comuna, fiz apologia ao fim do sutiã, afirmando que adorava peitinhos libertos, e com isso faturei em cima de uma das páginas mais comoventes da briga da mulherada em duzentos anos. Mas não estava satisfeito ainda, eu precisava de um gran finale, disse que tinha que ter existido Chiquinha Gonzaga, Leila Dinis, Pagu e Rita Lee para hoje as meninas rebolarem no baile funk rindo gostosamente ao serem chamadas de cachorra... foi letal. Ela preparou a mão, eu abri a guarda... e nada. Foi embora, bateu foi a porta. Maldita, ela sabia que seria pior assim... eu adorava Louise Michel, droga. No mais, na estante também tinha Márcia Denser, Hilda Hilst, Ana Cristina Cesar... até Safo tinha, porra. Sei lá, acho que não calculei o tamanho da queda e agora no chão eu procurava o orgulho que perdi na hora em que tirei os olhos dele.

Eu mandei uma mensagem offline... uma semana e nada. Abria o msn e ficava feito idiota esperando ela entrar. Deve ter me bloqueado, a infeliz. Saía desolado da frente do computador procurando bebida e o seu sorriso engajado nas bocas de garçonetes. Deixei de freqüentar até as putinhas por um tempo.

E foi isso. Wanusa sumiu. Deve ter recebido o Tao e caiu fora, tá lá na China pixando muros contra a opressão feminina e a favor dos pandas, por que não? Os pandas, de uma coisa serviu tudo isso: acho que hoje compreendo melhor os pandas e suas idiossincrasias.



20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu amigo, continuo dizendo que o Duda Bandit é um romântico incurável. Gostei demais, ri em alguns trechos, foi gostoso ler. Que teu final de semana seja especial. (Quanto a Tagore, eu o conheci a muito tempo e continua sendo um dos meus favoritos).

6:48 AM  
Blogger Jorge Ferreira said...

gostando cada vez mais das estorias de bandit....sempre por aqui...espere a continuacao daquela outra estoria....abraco

11:16 AM  
Blogger Hanne Mendes said...

Ei, Duda!
Muito bom o texto.Amei os detalhes e a paixão na descrição, realmente muito bem feito.
Tenho um pouco mais em comum com ela do que vc imagina...
Estarei aqui pra ler o proximo!
Beijo, Querido, t+

11:20 AM  
Blogger Thiago Luz Raft said...

Você é dódói cara... Me procure... Te ligo e vc nada... Acho que estou indo embora pra sp, abraço.

10:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

superbe!!!

11:43 AM  
Blogger Duda Bandit said...

quem sabe, Anne'marie... é possível.

valeu, jorge... vou aguardar a continuação...

Hanne, minha hanne baby, Wanusa é uma mulher muito especial...

cher antoine, merci beaucoup...

thiago, já te achei... esse papo de SP não vai rolar... você tem coisas pra fazer por aqui...

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahahahahahah
bandit, eu me divirto muito com seus textos!
eu vejo a historia toda e não consigo ver o seu lado, por isso me surpreendo no final, como no Duda Bandit, o hematófago. Pq eu nunca consigo entender o que vc esta procurando nessas historias... É sempre uma surpresa pra mim.
bjo,
ju dadalto

4:27 AM  
Blogger Hanne Mendes said...

Ah, Bandit...
Pena que nem sempre eu o encontro aqui.
Escreva mais, eu amo ler!
Bjão

4:44 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Realmente é mais fácil se entender um panda do que se entender uma mulher. Mais um texto "elegantemente underground", se é que vc me entende. São personagens que não se encontram com facilidade em academias de ginástica ou filas de banco. Mas as reflexões do Bandit são as mesmas da maioria dos caras. Está bem conduzido. Me parece trecho de um romance. Seria ótimo. Só falta elaborar uma trama maior. se fosse meu conto, eu enxugaria mais e diminuiria o conflito do personagem, para dar maior agilidade. No mais, esse Bandit tem tudo para conquistar, é muito carismático. É o cara.
Só uma coisa: "De onde venho as pessoas negociam olhando pra baixo e não assinam papel, os vícios são sanados na bala... esse olhar pra baixo é que é foda, desde já aviso: orgulho é olhar pra baixo e calcular o tamanho da queda." Não entendi muito este trecho. Talvez, por estar ainda muito cansado, por motivos que vc vai saber amanhã no Bala.
gd ab

1:23 PM  
Blogger Duda Bandit said...

ei, ju, bandit não procura... as coisas acontecem... beijo.


ah, Hanne...


Ei Júlio, grande!... cansaço bom, espero... A coisa de negociar olhando pra baixo... sanar vícios na bala... venho do interior capixaba, norte, terra que até os anos 90 foi levada na pistolagem... lá se negociava gado olhando pra baixo, não se fitava o cara nos olhos... sempre se dizia muito menos do que se sabia... fio de bigode, quem não cumpria levava bala...assim se resolviam os vícios destes contratos tácitos...
hoje as coisas já não são assim... peguei o fim deste tempo em minha infancia... mas me marcou muito.

3:00 PM  
Blogger Hanne Mendes said...

"Ah, Hanne..." ?

Bandit, vc é adoravel...

3:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

E apesar do meu vegetarianismo, devo declarar: Bravo!
Como disse o Júlio, "elegantemente underground".
bjs

4:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

confesso que também não tinha entendido o negócio de "olhar para baixo..."
gosto das ambigüidades, mais um texto muito bom.
e a internet tem seus prós e contras, fica difícil dizer quem vence na balança.
concordo com a Hanne, escreva mais.
acompanhando...

7:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

vc deveria publicar um livro, com direito a noite de autógrafos.
me avise, estarei lá para pegar o meu :)

7:22 PM  
Blogger Unknown said...

Duda seu cachacero indomável!
tenho que assumir que na primeira olhada esse seu texto num me prendeu não, isso no dia que você o postou, hoje já li ele e li animado até o final.

mas num vo ficar rasgando elogios não, só vou destilar meus comentarios escrotos de sempre, como falo sempre com vc no msn.,..

rapaiz, essas alternas intelectualóides politizadas e engajadas, são umas fodas maravilhosas, mas requer muita paciencia, elas criam principios pré configurados, algo não empírico, saca?
tipo pelo pouco que eu te conheço eu sei que você tem uma coisa q eu tenho também que é por à prova seus ideais e conceitos e ver quem os quebra e coisa e tal, elas não, tem medo de quebrarem seu precioso mundinho de cristal, porem no fundo admiram o nosso admiravel mundo de barro moldado aos murros. mas fazer o q? só digo mais uma coisa. por mais que tenhamos a capacidade de pensar e tal nós sempre seremos primais, primatas, temos que viver essa dualidade, ser a dualidade e estar além do bem e do mau.

um abraço, cara!

Victor Shaitan

11:58 AM  
Blogger Duda Bandit said...

grande Shaitan, botar as coisas à prova é fundamental, né bicho... me amarrei nessa parada que vc falou de "mundo de barro moldado aos murros"... legal. aquelas fotos estão cada vez melhores...

abração, véi...


Carmen, eu também adoro ambiguidades...

Victória, saudades de vc... sempre te leio e sinto aquela coisa bacana no coração...

12:59 PM  
Blogger Leonardo Prata said...

muito bom saulo, o texto ta com rítmo e tempero. parece que gente de verdade escreveu e não esses lixos desnatados que a gente tanto vê. maneiro mesmo.
quanto a memória eu to evitando atribuir novos significados, to olhando pra frente pq é lá que vou encontrar a esclerose e o mal de parkinson, como diria meu amigo Ezio Flavio bazzo.

3:40 AM  
Blogger Derf Walrus said...

Não consigo deixar de gostar da nostalgia. Não consegui ler seu texto até o fim, vai parecer desculpa, mas estou com dificuldades em focalizar. Se disse isso depois que parei, desculpe, mas sabia que os pandas já foram carnívoros?

5:55 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Voltei para esclarecer uma frase que falei: "elegantemente underground". Acontece que estamos vivendo uma época de profunda mediocridade e tudo que é inteligente, criativo e bem feito é elegante, mesmo que seja "maldito". Entendeu?
Bom final de semana.
E tem conto policial no Bala. Se quiser e puder...
gd ab

8:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Saulinho!!!
quem disse: "parece que gente de verdade escreveu..." fez o comentário mais próximo das minhas impressões.
Agora, o que me atrai mesmo ao ler Duda é que vejo sua imagem falando perto de mim.
Esse UNIVERSO seu, vibrante, instigante, quase não respira ou respira pra caramba... apaixonado... Vejo seus olhos o tempo todo quando leio Duda.
Cara, dá vontade de encontrar você...num sei bem pq.

6:11 AM  

Postar um comentário

<< Home